Com valores acessíveis, o produtor deverá fazer o pedido das sementes na Casa da Agricultura
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Casa de Agricultura, recebeu, nesta terça-feira (28) variedades de sementes de milho que serão utilizados para plantio na safra de 2021 e 2022. As sementes recebidas vieram do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) e são das variedades AL-Avaré e Cativerde, apropriadas para produção de grãos e milho verde.
Todas as sementes são não transgênicas e tratadas somente com areia diatomácea, o que possibilita seu uso em plantios orgânicos. A engenheira agrônoma Roseli Borges esclarece que este tratamento de grãos não é químico. “Ao aplicá-lo, os insetos que infestam as sementes, principalmente traças e carunchos, morrem rapidamente por desidratação”, afirmou.
O Secretário de Agricultura Odair Boer está motivado com a retomada das vendas pois, segundo ele, “as sementes são tradicionais, bem adaptadas à nossa região e os valores são acessíveis”, diz. A secretaria de Agricultura informa que os sacos de 20kg estão sendo vendido no valor de R$ 130, e os de 5kg por R$ 35.
Para a adquirir as sementes, o produtor agrícola deverá fazer o pedido na Casa da Agricultura e solicitar a retirada do seu Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) que lhe será entregue no momento do referido pedido. O técnico em Agropecuária da Casa da Agricultura, Aldani Oliveira, esclareceu que os créditos da produção dessas sementes ficam por conta do DSMM, que garante qualidade genética, fisiológica e sanitária às plantações.